sábado, 25 de janeiro de 2014

Saúde e beleza

Olá Pessoal, tudo bom

O primeiro Post deste ano demorou um pouquinho, mas está show!!
Vamos começar 2014 com o pé direito e um assunto que esta relacionado com a beleza, que é: SAÚDE!

Amigas, como esta a sua saúde? Tem feito exames de rotina?
Que é importante todas sabemos mas tirar uns dias para ir no médico, fazer os exames e levar os resultados, que complica (especialmente levar os resultados, no meu caso!) Entre as visitas medicas, o (a) ginecologista é uma das, se não, "a" mais importante! É primordial fazermos os exames periódicos que apontam doenças graves, que diagnosticadas com antecedência, serão tratadas e curadas!
Para me ajudar a falar melhor sobre assuntos relacionados a saúde, convidei uma amiga_irmã que entende e estuda muito sobre saúde, Raphaela Garcia

Um pouquinho sobre a Rapha para se conhecerem melhor...
No caminhar desta jornada, tornei-me socióloga. Mas já quis ser bailarina, pediatra, cozinheira, andar de patins no supermercado. Aprendi a gostar de ler, e, ainda mais, de escrever. O papel aceita tudo, e a grande sacada é aproveitar essa oportunidade para construir coisas boas para você mesmo e para o mundo. Hoje, dedico-me à saúde e às suas tecnologias. Porém, confesso, adoro um bom café (a qualquer hora) ao lado de qualquer companhia. E as melhores são aquelas que nos enchem de histórias, de roteiros de vida, de esperança e de inspiração para que o dia-a-dia tenha a mesma doçura do papel e da caneta.


Olá pessoal do JB, tudo bem com vocês?

         Estarei por aqui, de vez em quando, para falar sobre saúde com vocês!
       Aproveito para começar nosso espaço com o tema mais importante para sua saúde: PREVENÇÃO! Primeiramente, vamos falar dos exames ginecológicos de prevenção femininos, e depois bateremos bons papos sobre saúde masculina, vacinas, doenças que atingem um grande número de brasileiros, primeiros socorros, higiene e saneamento básico, sistemas de saúde, entre outros tópicos para conhecermos um pouco melhor o (grande) universo da qualidade de vida e bem-estar bio-psico-social no qual a saúde, nos dias de hoje, se apóia.

         Começo com uma grande notícia para as mulheres: estará disponível, a partir de março, no SUS (Sistema Único de Saúde) a vacina contra o vírus HPV (papiloma vírus humano) para meninas, primeiramente, de 11 a 13 anos. A ideia é imunizar a garotada, e ajudá-las a produzirem anticorpos antes de iniciarem a vida sexual. A vacina é uma luta antiga dos profissionais da saúde, a fim de que seja controlado o índice de câncer de colo de útero (extremamente relacionado com o vírus). Então, se tiverem filhas, conhecidas, amigas, sobrinhas, na faixa etária citada, procurem orientações a respeito nos postos de saúde e escolas (sim, a vacina estará disponível nestes locais também!). A vacinação é um dos melhores métodos de prevenção existentes hoje! (Mais informações acesse).

         Aproveitando esta boa notícia, indico os seguintes exames para as mulheres que tem vida sexual ativa:
         - Papanicolau + Citopatológico: exame que deve ser realizado anualmente, e que avalia o colo de útero feminino e exame laboratorial de material coletado neste exame. Apesar de ser um pouco desconfortável, é o exame ginecológico mais importante, pois tem a capacidade de detectar qualquer lesão no colo do útero o mais cedo possível, permitindo que o médico inicie tratamentos adequados e previna doenças mais sérias, como o câncer de colo de útero. Procure um ginecologista de sua confiança, e lembre-se de que para realizar o exame é necessário não ter relações sexuais 3 dias antes, e para melhor avaliação do colo, não é recomendado estar em período menstrual.





         - Mamografia: indicada para mulheres acima dos 40 anos, que avalia a estrutura, densidade e aspecto geral das mamas. É o exame mais importante da vida madura da mulher, para detectar alterações significativas nas mamas, e tratá-las o mais cedo possível. Também é desconfortável, mas o câncer de mama, junto ao câncer de colo de útero, é extremamente agressivo para a mulherque, dependendo do estágio e tamanho da lesão, precisará realizar uma mastectomia (tratamento cirúrgico para retirada de uma das mamas). Muitos hospitais, públicos e privados, tem excelentes mamógrafos graças às campanhas contra o câncer de mama espalhadas pelo Brasil, principalmente a grande ação conhecida comoOutubro Rosa”. 


         - Ultrassom de mamas e transvaginal: exame de rotina, que busca pequenas alterações no aparelho genital feminino e nas mamas, permitindo que sejam realizados exames mais detalhados (como a mamografia e biópsias) posteriormente. Estes exames são muito utilizados para avaliar desconfortos abdominais na mulher, e pequenoscaroçosoucorpos estranhos” encontrados pela mulher no auto-exame (a imagem ilustrará bem o exame, e os principais benefícios dele!).


         Além destes exames, é importante ter bons hábitos de higiene, e adotar outras medidas de prevenção para o sexo segurocamisinhas (masculina e feminina)



e pílula anticoncepcionalessencial que, antes de iniciá-la, um ginecologista de sua confiança seja procurado e você realize exames rotineiros de sangue para avaliar seus hormônios, tireóide, colesterol, e outros itens; a fim de que seja lhe indicada a melhor pílula para seu organismo).



         Devido ao excesso de calor das últimas semanas, a candidíase (proliferação excessiva de um fungo que temos naturalmente em nosso organismo, a Candida albicans) é bem normal neste período. Por isso, evite usar roupas apertadas e permanecer muito tempo com peças úmidas (biquínis, principalmente),

pois isso contribui para a formação de umambiente favorável” à proliferação do fungo. A doença é bem desconfortávelcausa corrimentos, coceira, ardor ao urinar e dor durante as relações sexuais. Você, mulher, caso perceba alguns destes sintomas, procure um médico! A candidíase não é uma doença sexualmente transmissível, mas caso não seja tratada adequadamente, avança para outras partes do organismo e provoca sintomas mais severos.

         Termino dois conselhos importantíssimos para garantir sua qualidade de vida por alguns anos: faça, SEMPRE, sexo seguro (há doenças sexualmente transmissíveis bem sérias e que, se não tratadas a tempo e com seriedade, levam a sérias consequências: sífilis, gonorréia, herpes genital, cancro, entre outras). A herpes genital é uma doença sexual transmissível bem comum, infelizmente, na população jovem. Causada por um vírus, ela causa bolhas e feridas desconfortáveis nos aparelhos genitais e mucosas (boca, principalmente). O tratamento é longo, e muitas pessoas tem recaídas das feridas sob condições de stress, baixa imunidade e remédios fortes (como antibióticos e corticóides).
         E realize os exames preventivos! Enxergue no médico, e nos outros profissionais da saúde, aliados para sua saúde e qualidade de vida! É comprovado, através de inúmeras pesquisas e levantamentos, que a prevenção é nossa melhor aliada na luta pela qualidade de vida e bem-estar. Apesar de parecer fácil, muitas pessoas não tem acesso a informações, saneamento básico, vacinas e outras medidas importantes nessa batalha! Assim, procure se informar também – há bons sites a respeito, literaturas (para pesquisadores e leigos), e sempre se encontrará um profissional da saúde disposto a tirar suas dúvidas, por mais simples que pareçam ser!
         Previna-se, e oriente-se! A minha, a sua e a nossa saúde agradecem!  
JB:: Muito obrigada Rapha, amei mais essa participação especial na minha vida!
E por falar em cuidados nestes dias de muito calor, pensei em uma make leve com produtos que não ficam pesados na pele, Afinal ninguém quer derreter antes mesmo de chegar ao compromisso! =)
No calor é bom deixarmos os poros livres e sua pele transpire naturalmente, mantendo o equilíbrio da temperatura do corpo. Por isso sugiro usar poucos produtos e que sejam duráveis!

Dica ZERO! Sempre sempre sempre, passar protetor solar!

Comece elegendo seu BB Cream do coração, ele faz o trabalho de um batalhão de produtos de uma só vez e deixa sua pele com um acabamento leve. 
Se for realmente necessário usar uma base, opte por uma de textura leve e lembre-se que no verão o tom de pele sempre fica um pouco mais moreninho (truque de sempre ter 2 tons de base uma para o verão e outra para o inverno).

Quem gosta de abusar das cores ??? Hehehe
Eu adoro!!! Por isso escolhi um lápis azul para ser o ponto vibrante desta make. Podem usar esta mesma make e apenas trocar a cor do lápis, por verde, roxo, rosa... a cor que quiserem!

Primeiro preparei a pele com o Avon Magix, corretivo e pó Extra lasting.
Nos olhos usei a cor mais clara do duo de sombras em toda apálpebra móvel, em seguida delinei com o lápis azul e por cima do traço passei a sombra azul (usando o pincel mais durinho - Ariana n4), para fixar melhor o lápis e misturar o pó da sombra com a ‘massa’ do lápis o que faz o lápis durar mais!  


Escolhi uma máscara [shoooww] que é um marrom escuro (quase preto - não consegui definir exatamente esta cor) mas o resultado da maquiagem fica perfeito para o dia, pois deixa os cílios definidos, porém não pesados. 




Na boca usei duas opções de cores: a primeira foi o batom nude e na segunda, para quem não resiste a uma ‘corzinha’, apliquei um gloss rosa por cima.

Batom nude da Revlon

Gloss rosa da NYC

Faltou na foto o blush pêssego da Avon

Lista de produtos que usei para esta make:


Avon Magix Bege médio
Corretivo Clinique 03 Light Petal
Pó Avon Extra Lasting light médium bege
Duo de sombras Avon coleção passarela (pêssego e azul petróleo)
Lápis Max Love Azul 2801
Máscara Lash Out Butterfly Black brown
Batom Revlon Color Stay Smooth Nude 350
Blush Avon pêssego
Gloss Blond Big NTC

Pincéis de cima para baixo:


Blush da Avon
Sombra da Avon
Sombra da Ariana n4
Duo Fiber Ariana


Me contem o que acharam do post?
beijos e ainda em tempo: um Feliz 2014!


Nenhum comentário:

Postar um comentário